Kleber Pimentel

Kleber Pimentel

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Cisto de Plexo Coróide

O achado de um cisto de plexo coróide, uni ou bilateral, traz ansiedade para o paciente e angustia o médico que vai dar a notícia, pois sabe que deixará a paciente angustiada. Assim resolvi fazer uma postagem comentando sobre o achado (Cisto de plexo coróide) e fornecer fontes de estudo.

O que é?
R: É uma estrutura cística (cheia de líquido) dentro do plexo coróide que é uma estrutura formada a partir da invaginação do epêndima, constituída de epitélio colunar pseudo estratificado, secretor e que é responsável pela produção de liquor.

  • Geralmente menor que 1cm
  • Uni ou Bilateral
  • É considerado um marcador menor de cromossomopatias.
  • A maioria desaparece antes do nascimento - mais de 90% desaparece antes de 28 semanas (referências abaixo). 
    • DeRoo TR, Harris RD, Sargent SK, Denholm TA, Crow HC. Fetal choroid plexus cysts: prevalence, clinical significance, and sonographic appearance. AJR Am J Roentgenol. 1988;151(6):1179-1181. - See more at: http://contemporaryobgyn.modernmedicine.com/Isolated-fetal-choroid-plexus-cysts#sthash.T6WxVmBQ.dpuf
    • Chitkara U, Cogswell C, Norton K, Wilkins IA, Mehalek K, Berkowitz RL. Choroid plexus cysts in the fetus: a benign anatomic variant or pathologic entity? Report of 41 cases and review of the literature. Obstet Gynecol. 1988;72(2):185-189. - See more at: http://contemporaryobgyn.modernmedicine.com/Isolated-fetal-choroid-plexus-cysts#sthash.T6WxVmBQ.dpuf


A que pode estar associado?
R: Isoladamente o cisto de plexo coróide não está associado a nenhuma síndrome. Caso o feto apresente alterações estruturais tem uma associação com cromossomopatia como a Síndrome de Edwards.

Uma fonte importante de informação é o site do:
Home
Link do site abaixo da figura do cisto que é do mesmo site. Ainda fornece informações sobre o cisto de plexo coróide e informações sobre outras condições ginecológicas e obstétricas.

O que fazer quando se encontrar o cisto de plexo coróide?
  • Exame detalhado na morfologia fetal - Principalmente coração e mão já que a síndrome mais associada é a de Edwards e esta frequentemente apresenta alterações cardíacas e em mãos.
  • A novidade é fazer o teste de pré natal não invasivo (sigla em inglês de NIPT) para rastreamento ou amniocentese se estiver numa idade gestacional em que o mesmo possa ser realizado.
  • OBS: Informar que tamanho, bilateralidade, complexidade e persistência não alteram o risco.


22 comentários:

  1. Olá, estou gravida de 14 semanas e meu ultimo ultrassom mostrou vários cistos no plexo coroide, meu medico disse que não a nada a se fazer a não ser esperar eu completar 23 semanas e fazer o mofologico, porque por enquanto não há nenhuma outra deformidade que confirme algum outro diagnostico. O que me deixa preocupada é que ninguém sabe me dizer o que é isso e o que isso pode trazer pro bebe, pois o medico disse nunca ter visto isso antes e que é um caso raro, então estou sem informação alguma. Me ajude por favor.
    obrigada
    Aline
    alineane@zipmail.com,br

    ResponderExcluir
  2. Ola bom dia fiz a morfologica do meu primeiro filho e foi constatado um cisto bilateral de 1,3 cm a direita e 0,3 a esquerda estou agustiado gostaria de saber mais informações e os riscos..obg

    ResponderExcluir
  3. Ola bom dia fiz a morfologica do meu primeiro filho e foi constatado um cisto bilateral de 1,3 cm a direita e 0,3 a esquerda estou agustiado gostaria de saber mais informações e os riscos..obg

    ResponderExcluir
  4. Oi. Tenho 31 anos e recentemente descobri por um achado médico que tenho um custo do plexo coróide do lado esquerdo com uma leve hidrocefalia. Nunca senti nada e tenho uma vida normal, descobrimos por coincidência. Ele disse que Não será preciso fazer nenhuma intervenção cirúrgica e que é só acompanhar e vida normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi rosangela boa noite. O medico te falou se você nasceu com ele? Foi achado na morfologica da minha filha. O unico achado. Grata! Fica com Deus.

      Excluir
    2. Oi rosangela boa noite. O medico te falou se você nasceu com ele? Foi achado na morfologica da minha filha. O unico achado. Grata! Fica com Deus.

      Excluir
  5. Olá ,estou com 26 semanas de gestação fiz pela segunda vez o exame morfológico para conferir se havia sumido os cistos bilateral.Mas não sumiu, cerca de 3,8 mm lado esquerdo e 4,5 mm lado direito .O exame de coração deu tudo ok. E nenhuma outra anomalia. O que pode ocorrer com o feto ? Existe algo que pode ser feito antes do nascimento? Quais as complicações, preciso estar ciente .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, estou passando por situação similar à sua e gostaria de saber como foi o desfecho de seu caso, pois foi o único que encontrei, até o momento, em que o cisto isolado não regrediu.
      Durante a ultrassonografia morfológica do 2° trimestre foi encontrado um cisto no plexo coróide (lado esquerdo) no meu bebê. Nao foi encontrada qualquer outra anormalidade. Ontem, com 31 semanas de gestação, durante nova ultrassonografia, verificou-se que o cisto permanece e, de certa forma, progrediu (aumentou muito pouco, mas aumentou de tamanho). Eu, assim como vc à época, também gostaria de saber quais são as implicações no caso desse cisto quando é isolado e não regride (nem desaparece). Obrigada!

      Excluir
    2. Vou relatar o meu desfecho, assim pode auxiliar alguma mãe que esteja em busca de informações. Eu repeti a ultrassom com cerca de 36 semanas e o cisto havia desaparecido. O obstetra disse que teria que fazer exames apos o nascimento do bebe e acompanhar o desenvolvimento dele, pois o cisto permaneceu por várias semanas. Qdo meu bebê nasceu (perfeito), o pediatra passou ultrassom transfintanela (moleira) e o resultado deu normal. Hoje meu bebê está com 3 meses e se desenvolve normalmente, graças a Deus!

      Excluir
    3. Vou relatar o meu desfecho, assim pode auxiliar alguma mãe que esteja em busca de informações. Eu repeti a ultrassom com cerca de 36 semanas e o cisto havia desaparecido. O obstetra disse que teria que fazer exames apos o nascimento do bebe e acompanhar o desenvolvimento dele, pois o cisto permaneceu por várias semanas. Qdo meu bebê nasceu (perfeito), o pediatra passou ultrassom transfintanela (moleira) e o resultado deu normal. Hoje meu bebê está com 3 meses e se desenvolve normalmente, graças a Deus!

      Excluir
    4. Olá, estou de 39 semanas e tb foi detectado um liquido anecoico na US do meu bb. De 37 pra ca ele diminuiu 0,9 cm só. Como está seu bb?
      Me manda email: anarebecalimaa @ gmail.com

      Excluir
  6. Olá ,estou com 26 semanas de gestação fiz pela segunda vez o exame morfológico para conferir se havia sumido os cistos bilateral.Mas não sumiu, cerca de 3,8 mm lado esquerdo e 4,5 mm lado direito .O exame de coração deu tudo ok. E nenhuma outra anomalia. O que pode ocorrer com o feto ? Existe algo que pode ser feito antes do nascimento? Quais as complicações, preciso estar ciente .

    ResponderExcluir
  7. Queria saber se cistos de plexo de coroides em adultos é grava?

    ResponderExcluir
  8. Queria saber se cistos de plexo de coroides em adultos é grave?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho. E nunca senti nada. Descobrimos por acaso. O medico disse para eu nao me preocupar. Farei exames anualmente. So para acompanhamento.

      Excluir
  9. PARABÉNS AMIGO PELA BELA EXPLICAÇÃO .

    ResponderExcluir
  10. O que acontece se o cisto não desaparece? Pode o bbeb fica com alguns atraso mental?

    ResponderExcluir
  11. Estou com 27 semanas de gestação e ontem fiz a segunda morfológica e foi detectado cisto de plexo coroide simples achado isolado. O médico que realizou o exame me explicou que esse cisto some no decorrer da gestação mas hj na consulta pré natal o médico obstetra me falou que ñ some, que o que acontece é que conforme o bebê cresce a cabeça fica maior e o cisto permanece do mesmo tamanho.
    Saí da consulta muito preocupada!
    Mas creio em Deus que vai dar tudo certo e esses cistos vão desaparecer pq Deus é maior!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique tranquila. Foi detectado no meu bebê, disseram que sumiria até determinado estágio da gravidez, mas não sumiu naquele prazo. Fiquei muito chateada, preocupada com medo de consequências em função da permanência do cisto. No último ultrassom, já proximo à data do parto, ele não apareceu mais. Meu bebê nasceu com a saúde perfeita, sem qualquer "sequela". Engatinhou aos 7 meses, deu os primeiros passinhos aos 9, desenvolvimento perfeito, graças a Deus. Eu sofri durante a gravidez, foi desgaste desnecessario. Como os médicos dizem, quando se trata de um achado isolado, não maiores riscos. Tente ficar bem e curtir sua gravidez. Um abraço carinhoso de alguém que entende muito sua aflição. Que Deus abençoe você e sua família!

      Excluir
  12. Ola, aqui estou eu com 34 semanas e meu bebê com um cisto plexo coroide.. ele não está crescendo como deveria está , ele está com 1.801 , estou bastante preocupada pois o médico disse que poderia ser do cisto.
    Estou cm muito medo , sem saber o que fazer ou o que pensar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, gostaria de saber como está seu bebê, eu acabei de descobrir que minha filha nasceu com o cisto plexo coróide bilateral, ela está com 20 dias de vida, a médica disse que tende a diminuir, mas estou insegura e extremamente preocupada com a situação. Preciso de ajuda, alguém sabe me dizer se realmente diminui e o que pode acontecer com o bebê devido a isso.

      Excluir